SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21A juventude universitária na contemporaneidade: a construção de um serviço de atenção em saúde mental para estudantesO sabiá e sua memória de elefante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

COSTA, Renata Alves da  e  MOREIRA, Maria Inês Badaró. Formação interprofissional em saúde e o acolhimento a situações limites: compreensão do fenômeno do suicídio. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 378-395. ISSN 1679-4427.

Trata-se de uma pesquisa sobre o processo de formação do psicólogo e suas implicações na compreensão do fenômeno do suicídio. Pretende-se revelar a importância da formação interprofissional para o manejo de situações limites, destacando o comportamento suicida. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os estudantes do último ano do curso de Psicologia e foi feita a análise de conteúdo do material. Os dados indicam que, apesar da inovadora proposta de formação interprofissional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) propiciar subsídios para que seus estudantes enfrentem diversos desafios em seu campo de trabalho, ainda há necessidade de maior aproximação e suporte diante de sofrimentos psíquicos graves e situações limítrofes de alta complexidade como o suicídio. Conclui-se que este estudo pode vir a colaborar com transformações positivas no acolhimento ao revelar os desafios para condução de um plano de cuidados para pessoas que vivenciem essas situações nos serviços de saúde.

Palavras-chave : formação em Psicologia; cuidado em saúde; ensino; suicídio; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License