SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Formação interprofissional em saúde e o acolhimento a situações limites: compreensão do fenômeno do suicídio"Saia do meu caminho, eu prefiro andar sozinho, deixem que eu decida a minha vida!": experiências de empoderamento em um grupo de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

COELHO, Mayara Pacheco  e  CEZAR, Michelle de Almeida. O sabiá e sua memória de elefante. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 396-410. ISSN 1679-4427.

O presente ensaio traz a experiência de um imigrante tanzaniano, de 78 anos, em solo brasileiro há mais de 40 anos. A partir do relato oral, objetivou-se articular os conceitos de "memória" e "identidade" à história de vida do entrevistado. O método utilizado para a obtenção de informações foi uma entrevista aberta, devido à liberdade que confere ao entrevistado para discorrer sobre as questões levantadas. Sobre o relato do entrevistado, são tecidas considerações a respeito de sua religiosidade, do sentido do trabalho em sua vida, das questões políticas e econômicas de seu país de origem, das mudanças percebidas ao longo de sua estadia em solo brasileiro, além da maneira pela qual sua identidade se transformou, incorporando novos elementos ao longo dos anos.

Palavras-chave : memória; narração; imigrantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License