SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21The rufous-bellied thrush and its elephant memoryAnalyses of Hannah Arendt about the concentration camps and its relations with the "brazilian holocaust" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

GARCIA, Isadora Facó et al. "Saia do meu caminho, eu prefiro andar sozinho, deixem que eu decida a minha vida!": experiências de empoderamento em um grupo de saúde mental. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 411-430. ISSN 1679-4427.

Com o surgimento da Reforma Psiquiátrica e, logo em seguida, da Luta Antimanicomial, iniciou-se um movimento em prol dos direitos humanos dos usuários de saúde mental, tendo como fundamento o saber popular (que durante muito tempo foi desvalorizado e rotulado como inferior ao saber científico) e o fortalecimento da participação política desses usuários, os quais, historicamente, são alvos de exclusão social. Assim, o presente artigo discutiu a experiência de um grupo de extensão de uma universidade do Nordeste com a participação de docentes e alunos universitários, bem como usuários e profissionais da rede de saúde mental. Para isso utilizou os métodos de mapeamento cartográfico, análise institucional, pesquisa-intervenção, rodas de conversa e diários de campo ao longo do ano de 2014. A partir do mapeamento realizado, percebemos o deslocamento das identidades e o surgimento de movimentos de resistência. Além disso, também pudemos compreender a relevância da troca de experiências para a ressignificação das questões pessoais e coletivas, identificando as relações de saber e poder que atravessam o grupo.

Keywords : saúde mental; grupos minoritários; participação social; apoio social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License