SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21"Saia do meu caminho, eu prefiro andar sozinho, deixem que eu decida a minha vida!": experiências de empoderamento em um grupo de saúde mentalA percepção de cuidadoras sobre os cuidados ofertados para crianças e adolescentes em atendimento no CAPSi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

FELIZARDO, Jéssica Tatiane  e  OLIVEIRA, José Luiz de. As análises de Hannah Arendt acerca dos campos de concentração e suas relações com o "holocausto brasileiro". Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 431-444. ISSN 1679-4427.

Este artigo centra-se na reflexão arendtiana acerca dos campos de concentração e suas relações com o "Holocausto Brasileiro". A pensadora Hannah Arendt buscou compreender os apelos da história política de seu tempo, marcada pelos totalitarismos nazista e stalinista e pelos acontecimentos que a eles se seguiram. Sua obra apresenta-se como de grande alcance e possui inúmeras repercussões nos dias de hoje. Em sua reflexão, a autora salienta que os campos de concentração são considerados a concretização do regime totalitário, no qual o objetivo é a consumação e o domínio total sobre o outro. A jornalista Daniela Arbex resgata a história da loucura e afirma, em sua obra Holocausto Brasileiro (2013), que Basaglia, um dos teóricos renomados da psiquiatria, lutou severamente para acabar com os manicômios e garantir a liberdade dos doentes mentais, tendo estado, inclusive, no Hospital Psiquiátrico Colônia, em Barbacena. Por essa razão, em seu relato, observamos que o teórico comparou a situação do Hospital à de um campo de concentração nazista. Percebemos que, diante do Hospital Psiquiátrico e dos campos nazistas, os seres humanos eram maltratados, desumanizados e degradados. Pessoas passavam a ser identificadas por números. Portanto, são essas afirmações que sustentam o objetivo do nosso trabalho, qual seja o de estabelecer paralelos entre os internos do Colônia e os judeus dos campos de concentração nazistas.

Palavras-chave : barbárie; holocausto; hospital psiquiátrico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License