SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Los Análisis de Hannah Arendt sobre los campos de concentración y sus relaciones con el "holocausto brasileño"Posibilidades y desafíos en el trabajo con niños en situación de riesgo: reflexiones desde las aportaciones de Winnicott índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

ARAUJO, Lidiane da Silva  y  GUAZINA, Felix Miguel Nascimento. A percepção de cuidadoras sobre os cuidados ofertados para crianças e adolescentes em atendimento no CAPSi. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 445-468. ISSN 1679-4427.

O processo de Reforma Psiquiátrica foi um movimento de crítica ao modelo hospitalocêntrico e se consolidou na criação de serviços substitutivos de cuidado em saúde mental, com ênfase na territorialização da assistência. Nesse sentido, os Centros de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi) centram suas ações tanto no indivíduo quanto na família de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo elucidar a percepção das cuidadoras dos usuários sobre os serviços ofertados em um CAPSi de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Assim, foi proposta uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco cuidadoras de crianças atendidas pelo CAPSi. Quanto aos resultados, observa-se que a via medicamentosa é uma das principais estratégias de cuidado citadas pelas participantes em detrimento de outras modalidades de intervenção. Outro ponto que se destaca é a fragilidade da rede de apoio das cuidadoras quanto ao manejo e ao cuidado no processo de adaptação da família, desde o recebimento do diagnóstico até o desenvolvimento do tratamento.

Palabras clave : saúde mental; reforma psiquiátrica; cuidado; infância; adolescência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License