SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21A percepção de cuidadoras sobre os cuidados ofertados para crianças e adolescentes em atendimento no CAPSiRedução de danos: uma experiência na atenção básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

BENEDITO, Maira Brandão  e  PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. Potencialidades e desafios no trabalho com crianças em situação de risco: reflexões Winnicottianas. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 469-485. ISSN 1679-4427.

O artigo apresenta reflexões com base na teoria winnicottiana, que puderam ser realizadas a partir da atuação de uma das autoras como psicóloga no Núcleo Integrado de Apoio Psicossocial das Varas da Infância e Juventude (NIAPVIJ) do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, o trabalho repercute algumas das conclusões alcançadas com a pesquisa de Mestrado da mesma autora. Inicialmente, é oferecido um panorama da proposta municipal de atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de risco, assim como a legislação que sustenta essa proposta. Na sequência, é realizada uma reflexão sobre a função do ambiente no desenvolvimento emocional primitivo e, com base no método psicanalítico - que propõe um pensamento singular sobre cada caso -, são expostas algumas inquietações despertadas pelo acompanhamento de crianças e suas famílias em tais situações e também as reverberações teóricas que elas provocam. Destaca-se que as reflexões aqui propostas colocam em evidência o posicionamento profissional que, como é sabido, deve ser sustentado por uma teoria, ainda que não se prenda a ela de forma mecanicista. Ainda a esse respeito, propõe-se que essa práxis tenha como pressuposto básico a ideia de que o ambiente é facilitador do desenvolvimento emocional, tal como disposto por Winnicott. Nesse sentido, ele não se restringe a um rígido estabelecimento de padrões impostos com o propósito de sobrepor etapas a serem atingidas pelas crianças, em seu processo de desenvolvimento, e pelos seus pais. Ao contrário, esse ambiente é entendido a partir da ideia de que deve oferecer um espaço confiável no qual os potenciais das crianças possam se desenvolver e sua subjetividade emergir.

Palavras-chave : psicanálise; provisão ambiental (Winnicott); fatores de risco psicossocial; desenvolvimento emocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License