SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Potencialidades e desafios no trabalho com crianças em situação de risco: reflexões WinnicottianasTrabalho com sonhos em saúde mental na perspectiva da psicologia analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

CEZAR, Michelle de Almeida  e  OLIVEIRA, Maurício Abrantes. Redução de danos: uma experiência na atenção básica. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 486-500. ISSN 1679-4427.

A proposição de uma política pública de saúde para os usuários de álcool e outras drogas ocorreu no Brasil, em 2003, influenciada pela experiência da reforma psiquiátrica e pelo Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (DST/AIDS) a partir das estratégias de redução de danos. O objetivo deste trabalho é problematizar a atenção oferecida ao usuário de álcool e outras drogas a partir da perspectiva da redução de danos em um município de pequeno porte no interior de Minas Gerais. Como recurso metodológico foi utilizada a descrição de um caso, cotejando-o à literatura referente ao tema. Diante do caso, a proposta da equipe de saúde mental é posicionar-se e atuar dentro dos valores humanos e dos princípios da reforma psiquiátrica e redução de danos, com o intuito de possibilitar espaços de escuta a fim de traçar o caminho possível de acompanhamento a partir dos desejos e escolhas dos sujeitos envolvidos. Conclui-se que a atenção ao usuário de álcool e outras drogas deve se dar a partir de uma rede de cuidados, tendo a redução de danos como estratégia e paradigma orientador para a compreensão do fenômeno do consumo de drogas nas sociedades.

Palavras-chave : redução de danos; atenção básica; cuidado; rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License