SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Redução de danos: uma experiência na atenção básicaCâncer de mama: a repercussão da mastectomia no psiquismo da mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

SANTOS, Jéssica Caroline dos  e  SERBENA, Carlos Augusto. Trabalho com sonhos em saúde mental na perspectiva da psicologia analítica. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 501-526. ISSN 1679-4427.

Este estudo visa apresentar uma aproximação teórica relacionada ao trabalho com sonhos na perspectiva da psicologia analítica como possibilidade de intervenção em saúde mental. A referida interface retrata as diferentes interlocuções da psicologia com o processo de subjetivação, entretanto observa-se que essa importante ferramenta é amplamente utilizada em tratamentos psicológicos de consultórios particulares, sem expressividade nos serviços de saúde mental. A análise conceitual foi realizada por meio de pesquisa via internet, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (Medline), PsycINFO, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e nos principais livros, mediante os seguintes descritores: sonhos, saúde mental e psicologia analítica. Os estudos encontrados mostraram resultados positivos sobre o trabalho com sonhos descritos como: expansão da consciência, redução de sintomas corporais e psicológicos, abertura para um espaço terapêutico e transformador e direcionamento ao processo de individuação. Dessa forma, considerou-se a correlação entre o trabalho com sonhos na promoção de saúde mental e a tecnologia leve, cujo objetivo é tornar o sujeito autônomo e participativo em seu desenvolvimento psicológico, por intermédio da construção de relações interpessoais, pautada no acolhimento, no vínculo e na expressão dos conteúdos psíquicos. Esta investigação teórica permitiu o resgate à importância das técnicas que atuam com a subjetividade e fornecem sentido ao sofrimento mental. Desse modo, vê-se a necessidade do redirecionamento dessas intervenções ao campo da saúde mental, principalmente pelos resultados achados aqui e pela correlação com a tecnologia leve, que poderia abarcar inúmeras pessoas em sofrimento mental e possibilitar uma nova experiência de contato e transformação dos seus fenômenos psicológicos.

Palavras-chave : sonho; saúde mental; psicologia analítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License