SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Trabalho com sonhos em saúde mental na perspectiva da psicologia analíticaSentimentos vivenciados pelos profissionais de Enfermagem diante de morte em unidade de terapia intensiva neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

VALE, Carla Cristina Soares de Oliveira do; DIAS, Isabela Campos  e  MIRANDA, Kelly Milene. Câncer de mama: a repercussão da mastectomia no psiquismo da mulher. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 527-545. ISSN 1679-4427.

O câncer de mama, por sua elevada incidência e mortalidade, é uma das doenças que mais causa sofrimento físico e psíquico. Se detectado precocemente, há altas chances de cura, entretanto, na maioria das vezes, ele é descoberto em estágios avançados, gerando tratamentos mutilantes à mulher, como a mastectomia radical ou parcial. Os efeitos que a mutilação promove não se resumem apenas a efeitos fisiológicos, mas também psicológicos. Extrair a mama em decorrência de uma enfermidade crônica acarreta na morte da feminilidade, por o seio ser o órgão associado ao prazer e à vida, além de possuir poder simbólico cultural e social. Levando em conta a representação simbólica das mamas, este estudo teve como objetivos fazer considerações sobre a repercussão da mastectomia no psiquismo da mulher entre o diagnóstico e a vida pós-cirúrgica e verificar as consequências do adoecimento a fim de contribuir de forma significativa para o seu bem-estar físico, social e psicológico. Para isso, aplicou-se uma entrevista individual, semiestruturada, em duas participantes que passaram por tal procedimento. Os resultados mostram que as repercussões psicológicas variam de acordo com a fase do adoecimento e da subjetividade de cada participante. Diante disso, fazem-se necessários acompanhamento e assistência prestada à paciente mastectomizada, com o intuito de minimizar os impactos ocasionados pela retirada da mama. Para tanto, a assistência deve ser voltada para a melhora da qualidade de vida em toda a sua amplitude.

Palavras-chave : neoplasias da mama; mastectomia; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License