SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Câncer de mama: a repercussão da mastectomia no psiquismo da mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

ROCHA, Daniela Dias da et al. Sentimentos vivenciados pelos profissionais de Enfermagem diante de morte em unidade de terapia intensiva neonatal. Mental [online]. 2017, vol.11, n.21, pp. 546-560. ISSN 1679-4427.

No cenário das instituições hospitalares, a morte é um acontecimento frequente nas unidades de terapia intensiva (UTIs) e a convivência com as situações de terminalidade faz parte do cotidiano dos profissionais de Enfermagem que atuam em unidades de terapia intensiva neonatal (UTINs). Este estudo teve como objetivos: conhecer os sentimentos vivenciados pelos profissionais de Enfermagem que convivem com a morte em UTINs, descrever as percepções desses profissionais ao lidar com a morte nessas unidades e rever os aspectos relacionados à temática morte no processo de formação dos acadêmicos. O estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, possibilitando determinar o conhecimento atual sobre assunto de escolha. Utilizou-se a base de dados Biblioteca Virtual da Saúde para consulta. Concluiu-se que apesar da morte ser parte do ciclo natural da vida, os profissionais de Enfermagem, na sua maioria, não estão conseguindo lidar com a finitude da vida nas UTINs. Conhecer e refletir sobre os sentimentos de enfermeiros diante da morte do paciente neonatal pode auxiliar esses profissionais a vivenciarem esse processo de forma mais equilibrada. Igualmente, fica evidente a necessidade de desenvolver iniciativas que possam abranger desde as bases formadoras do saber em Enfermagem até os profissionais já atuantes nas instituições de saúde. A inserção da Tanatologia na matriz curricular e nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento para a equipe de Enfermagem pode configurar estratégias que favoreçam o fortalecimento dos sujeitos no enfrentamento do processo de morte.

Palavras-chave : unidade de terapia intensiva neonatal; morte; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License