SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Pesquisa em psicanálise com bebês e crianças pequenas: o que Margaret Mahler nos deixou como modelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

COSTA, Carlos Alberto Ribeiro. A objetalização científica como "paradoxo na relação entre fala e linguagem". Mental [online]. 2018, vol.12, n.22, pp. 4-17. ISSN 1679-4427.

Este artigo resgata elementos do que Lacan chamou de "paradoxos na relação entre fala e linguagem". Visando o debate contemporâneo, este trabalho desenha para si um triplo fim. Primeiramente, identificar como na modernidade a linguagem, ao ser formalizada, permite identificar o efeito não substancial ou essencial que é o sujeito. Num segundo ponto, apreender como a formalização inerente ao projeto de civilização científica e capitalista pode segregar esse sujeito mediante a redução da linguagem ao paradigma informacional e pela alienação do sujeito à função de consumidor. Por fim, propor a fala em sua dimensão performativa e de enlace, reconhecimento e alteridade, de modo a pensar a clínica psicanalítica como forma de resistência a esses processos de segregação.

Palavras-chave : Psicanálise; fala; clínica; segregação; linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License