SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22A objetalização científica como "paradoxo na relação entre fala e linguagem"Prevalência de Transtornos Mentais Comuns e sua associação com a sobrecarga em cuidadores familiares de idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

RIBEIRO, Anna  e  CAROPRESO, Fatima. Pesquisa em psicanálise com bebês e crianças pequenas: o que Margaret Mahler nos deixou como modelo. Mental [online]. 2018, vol.12, n.22, pp. 18-34. ISSN 1679-4427.

Margaret Mahler elaborou uma rica teoria sobre o desenvolvimento infantil a partir das hipóteses psicanalíticas, psiquiátricas e pediátricas disponíveis em sua época, assim como de suas próprias pesquisas. Pode-se dizer que uma de suas principais contribuições foi a elaboração de uma estratégia de investigação que permitiu integrar os dados oriundos da clínica com resultados de outros métodos empíricos, enriquecendo, assim, o método psicanalítico tradicional. O presente artigo tem como objetivo apresentar as pesquisas psicanalíticas desenvolvidas por Mahler e seus colaboradores, focando, principalmente, na descrição de seus métodos de pesquisa. Sugerimos que esses métodos fornecem um modelo relevante de pesquisa em psicanálise infantil, o qual merece maior atenção nesse campo.

Palavras-chave : psicanálise; desenvolvimento psíquico; psicoses; técnicas de pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License