SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Prevalência de Transtornos Mentais Comuns e sua associação com a sobrecarga em cuidadores familiares de idososA importância do empoderamento do usuário de CAPS para a (re)construção do seu projeto de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

OLIVEIRA, Marcella Pereira de. O feminino e suas nuances: uma relação entre o conceito de devastação e a violência contra a mulher. Mental [online]. 2018, vol.12, n.22, pp. 53-71. ISSN 1679-4427.

Este trabalho está situado na linha de estudo sobre o feminino, com base na psicanálise de orientação Freud-Lacan. Tem por objetivo relacionar o conceito de devastação, trabalhado na teoria lacaniana como uma decorrência da relação mãe e filha cuja filha não encontra um lugar no desejo materno, com a prática habitual na sociedade brasileira de violência contra a mulher. O método de investigação foi estudo bibliográfico com os principais textos da psicanálise Freud-Lacan que tratam da temática do feminino, da devastação e da violência contra a mulher. Nos resultados, levanto a hipótese de que a devastação inerente ao feminino, quando não elaborada, reflete não só na relação da filha com sua mãe como também nas relações amorosas dessa filha enquanto mulher, a qual com frequência se envolve com homens, repetindo o modelo de relação com a mãe: sem lugar no desejo do Outro, antes mãe e agora marido. Na discussão, coloco que esse modelo de relação facilita a entrada da violência com essa mulher numa posição masoquista de aceite de qualquer comportamento do marido para com ela, até mesmo agressões físicas. É uma posição de assujeito: a mulher como objeto do Outro, o que lhes permite serem humilhadas, maltratadas e agredidas. Concluo dizendo que a forclusão do significante d'A mulher no inconsciente faz com que seja inerente ao feminino uma constante busca por uma consistência fálica que coloque limite ao seu gozo, fabricando algo com seu o sintoma a fim de que a devastação não leve ao pior -representado pela violência.

Palavras-chave : Violência; devastação; feminino; Freud; Lacan.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License