SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue22The feminine and its nuances: a relation between the concept of devastation and violence against womenCurrent mental health policies in Brazil: reflections in light of the work of Cornelius Castoriadis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

PACHECO, Sofia Uchôa Cavalcanti; RODRIGUES, Silvia Rita  and  BENATTO, Marcelo Costa. A importância do empoderamento do usuário de CAPS para a (re)construção do seu projeto de vida. Mental [online]. 2018, vol.12, n.22, pp. 72-89. ISSN 1679-4427.

O objetivo deste estudo é demonstrar a importância de protagonizar o papel ativo do usuário no tratamento em saúde mental, reconhecendo os sujeitos em toda a sua complexidade, incluindo suas potencialidades e possibilidades de (re)construção. Utilizou-se como método o estudo de caso de uma usuária do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), de um município da região metropolitana de Curitiba, para ilustrar a importância de "ouvir" e reconhecer os seus anseios e as suas expectativas, incluindo a análise e revisão do diagnóstico, assim como sua visão singular sobre saúde mental. Durante o trabalho de investimento na singularidade da usuária, após suportar agressividade inicial apresentada por ela, percebeu-se uma melhora na comunicação da paciente com o tratamento em saúde mental e melhoria no vínculo com o serviço, além de mais aceitação em relação à farmacoterapia. A partir do momento em que a usuária compreendeu o seu sofrimento e a capacidade de auxílio do tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a sua adesão e aceitação melhoraram e interferiram positivamente na evolução terapêutica, promovendo novas perspectivas de futuro e empoderamento, com valorização de sua singularidade.

Keywords : saúde mental; estudo de caso; diagnóstico; singularidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License