SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22A importância do empoderamento do usuário de CAPS para a (re)construção do seu projeto de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

EMMANUEL-TAURO, David Victor  e  FOSCACHES, Daniel Acosta Lezcano. As atuais políticas de saúde mental no Brasil: reflexões à luz da obra de Cornelius Castoriadis. Mental [online]. 2018, vol.12, n.22, pp. 90-112. ISSN 1679-4427.

Esse artigo é o recorte de um projeto de pesquisa apresentado no Programa de Pós-graduação Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) que visa a estudar aspectos das atuais políticas de saúde mental no Brasil, sobretudo no que se refere à eficácia do que elas trazem como um de seus principais objetivos, que é a inclusão social de sujeitos psicóticos. Apresentamos os pressupostos básicos da Reforma Psiquiátrica no Brasil e, em seguida, fizemos uma breve exposição de algumas elucidações de Cornelius Castoriadis. Utilizamos a metodologia qualitativa e os recursos da pesquisa bibliográfica permeada pelos pressupostos metodológicos do autor que nos embasou. Como resultado dessa investigação, destacamos a impossibilidade de se pensar os aspectos psíquicos e social-históricos e, portanto, as políticas de saúde mental - dentro dos limites da lógica-conjuntista identitária -, emergindo questionamentos sobre as possibilidades de um projeto de autonomia dentro das diretrizes dessas políticas. Por fim, como a pesquisa está em andamento, informamos que, além dos materiais teóricos, faremos uma análise do conteúdo de documentos que expressam as principais ações dessas políticas, buscando elucidações para as interrogações levantadas.

Palavras-chave : saúde mental; política; social-histórico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License