SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número23Psicoanálisis lacaniano y reducción de daños: encuentros y desencuentrosLa dinámica entre representación-palabra y representación-objeto en esquizofrenia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

SILVA, Jailson Salvador da  y  CASTRO, Júlio Eduardo de. O gozo feminino e a nominação deus na psicanálise de orientação lacaniana. Mental [online]. 2021, vol.13, n.23, pp. 25-37. ISSN 1679-4427.

O artigo surge de uma pesquisa, de viés psicanalítico, desenvolvida no programa de pós-graduação em Psicologia, que investiga a indagação formulada por Lacan, ao abordar em O Seminário XX, Mais, Ainda, o gozo feminino e a nominação Deus. O Deus freudiano ao ser interpretado, pela psicanálise, enquanto neurose universal da humanidade é franqueado enquanto Objeto a na clínica lacaniana. Há uma distinção importante no contexto epistemológico de Freud e Lacan que configura suas elaborações dos enunciados religiosos. Em duas partes, o autor faz, na primeira, uma leitura do que ele chama de contingência Deus e a religião nos ensaios de Freud, para situar seu modo de lidar com a emergência do Deus-Pai na clínica. E, num segundo momento, bordeja-se a inovação de Lacan, no seu último ensino, percebendo a face Deus como um dito que recobre o real de um gozo Outro.

Palabras clave : Deus; Nominação; Freud; Gozo feminino; Lacan.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License