SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número23Goce femenino e nominación de diós en psicoanálisis de orientación lacanianaDSM-5 y los trastornos del estado de ánimo: un análisis crítico a la luz de la teoría psicoanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

CERATT, Caio Cezar Sangioni  y  COSTA, Paulo José da. A dinâmica entre representação-palavra e representação-objeto na esquizofrenia. Mental [online]. 2021, vol.13, n.23, pp. 38-51. ISSN 1679-4427.

No presente estudo se pretende discutir a relação entre os conceitos de representação-palavra e representação-objeto na esquizofrenia no contexto dos textos iniciais de Freud, escritos entre 1891 e 1915, buscando contribuir para a compreensão do psiquismo do paciente esquizofrênico de acordo com os postulados freudianos. Nos trabalhos analisados, Freud recorre ao mecanismo de repressão para explicar a dinâmica das psicoses. As hipóteses referentes ao funcionamento da linguagem expostas no texto sobre as afasias em 1891, assim como o papel específico dos mecanismos de defesa não neuróticos dos trabalhos posteriores, reaparecem articuladas e amadurecidas no artigo O Inconsciente, de 1915, onde o autor aborda de modo mais sistemático o funcionamento psíquico dos quadros esquizofrênicos, especialmente aquele vinculado à linguagem.

Palabras clave : Representação-palavra; Representação-objeto; Equizofrenia; Psicanálise; Sigmund Freud.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License