SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número23A dinâmica entre representação-palavra e representação-objeto na esquizofreniaO futebol como exercício de convivência entre frequentadores de um CAPS e a comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

TEODORO, Elizabeth Fátima; SIMOES, Alexandre  e  GONCALVES, Gesianni Amaral. DSM-5 e as alterações dos transtornos de humor: uma análise crítica à luz da teoria psicanalítica. Mental [online]. 2021, vol.13, n.23, pp. 52-78. ISSN 1679-4427.

Ao partir do pressuposto de que a psicopatologia possui um caráter transitório, e diante das discussões acerca do DSM-5, questiona-se: a quem serve as alterações das classes diagnósticas, em especial as dos Transtornos de Humor? Responder a essa questão passa por refletir sobre os modos de se lidar com o sofrimento psíquico na sociedade hodierna. Nesses termos, objetiva-se analisar criticamente as transformações da classe dos Transtornos de Humor sofridas na última versão do DSM. Utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e comparativo. Depreendeu-se que a classe diagnóstica do Transtorno de Humor presente no DSM-IV foi extinta do DSM-5 e suas categorias diagnósticas originaram duas novas classes: Transtorno Bipolar e Transtornos Relacionados e Transtornos Depressivos. Concluiu-se que as alterações referentes aos Transtornos de Humor sugerem uma tendência, cada vez mais, crescente de se patologizar estados de ânimos decorrentes de condições de sofrimento normais do sujeito. Por outro lado, a sociedade contemporânea parece fornecer as insígnias próprias para a constituição subjetiva de indivíduos altamente fragilizados especialmente no tocante aos estados de humor.

Palavras-chave : Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais; Psicopatologia; Psicanálise; Transtorno de humor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License