SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número23DSM-5 e as alterações dos transtornos de humor: uma análise crítica à luz da teoria psicanalíticaA implantação da rede de atenção psicossocial do rio grande do norte: avanços e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

RESENDE, Tania Inessa Martins de  e  FERNANDES, Henrique Campagnollo Dávila. O futebol como exercício de convivência entre frequentadores de um CAPS e a comunidade. Mental [online]. 2021, vol.13, n.23, pp. 79-101. ISSN 1679-4427.

No campo da atenção psicossocial a prática desportiva contribui não só para a melhora da condição clínica, como favorece o desenvolvimento de processos envolvidos no movimento de reforma psiquiátrica de nosso país. O presente trabalho refere-se à temática do cuidado em Saúde Mental dentro da perspectiva da desinstitucionalização. O objetivo foi apresentar a oficina de futebol desenvolvida em um Centro de Atenção Psicossocial do Distrito Federal na ótica da clínica da Convivência. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa, com ideias do método cartográfico, considerando-se o engajamento no território e a disponibilidade à experiência. Os dados foram registrados através de diários de campo, que foram apreciados por meio da Análise de Conteúdo. Com base no referencial teórico da clínica da Convivência e de autores do campo da saúde mental, chegou-se às seguintes categorias: "desinstitucionalizar: palavra de ação para o futebol", "futebol no CAPS: exercício de convivência", e "possibilidades de caminhos: relação e reinserção na comunidade". Os encontros do grupo possibilitaram diversas aprendizagens e contribuíram para o processo de recuperação em saúde mental. Ressalta-se a importância da organização de atividades pautadas pela ótica da Convivência nos serviços de saúde mental, para que a lógica desinstitucionalizadora seja alcançada de forma concreta nas práticas profissionais.

Palavras-chave : Assistência à Saúde Mental; Desinstitucionalização; Futebol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License