SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número23A implantação da rede de atenção psicossocial do rio grande do norte: avanços e desafiosProjetos de lei relacionados à prevenção do suicídio no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

ROCHA, Lêda Antunes; PRATES, Tharcísio Barbosa de Souza; SOUZA, Viviane dos Santos  e  GUSMAO, Ricardo Otávio Maia. Percepção dos usuários de um centro de atenção psicossocial sobre o cuidado em saúde mental. Mental [online]. 2021, vol.13, n.23, pp. 123-143. ISSN 1679-4427.

A Reforma Psiquiátrica Brasileira teve seu início na década de 70, ganhando força a partir da constituição de 1988, onde cria-se o SUS e suas diretrizes. O movimento de reforma ocorreu de forma complexa e progressiva, sendo marcada por diversas conquistas, principalmente no que diz respeito à leis e decretos que põe fim ao modelo hospitalocêntrico e inaugura uma nova rede de cuidado. Levando em consideração esse processo histórico, este estudo tem por objetivo compreender a percepção dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre o cuidado em saúde mental a partir do novo modelo assistencial instituído pela Reforma Psiquiátrica. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com pacientes egressos de hospitais psiquiátricos e que no momento da pesquisa eram atendidos pelo CAPS II da cidade de Montes Claros-MG, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo para análise dos dados. Os resultados levaram a três categorias: O cuidado em saúde mental sob o olhar dos usuários; A clínica no contexto de mudança do modelo de atenção em saúde mental; O cenário da reabilitação psicossocial entre o vivido e o ideal. Foi possível concluir que os pacientes perceberam mudanças relacionadas a um modo mais humanizado de cuidar.

Palavras-chave : Percepção; Saúde Mental; Sistemas de apoio psicossocial; Serviços de Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License