SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1The pilgrimage through messianic infertile couples clinics of assisted human reproduction índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

CANTARELLI, Aline Luisiane Camboim; LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro  y  MARIN, Angela Helena. "Eu não alterei o meu nome": o que dizem as mulheres sobre o não acréscimo do sobrenome do marido/parceiro no casamento ou união estável. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 03-16. ISSN 1679-494X.

Nesse estudo foram investigados os motivos alegados por mulheres para o não acréscimo do sobrenome do marido/parceiro no casamento/união estável e suas repercussões familiares e sociais. Sete mulheres (27-44 anos) residentes na região serrana do Rio Grande do Sul foram entrevistadas. A análise de conteúdo qualitativa das entrevistas revelou como principal motivo a preservação da identidade pessoal, familiar, profissional e cultural. Essa decisão, embora aprovada pela família de origem, nem sempre foi discutida com o marido/parceiro e a família dele, levando a reações de desagrado. Foram referidas, ainda, situações sociais nas quais a diferença no sobrenome causou dúvida quanto ao estado civil das participantes. Embora a possibilidade de não alteração do nome seja vista como um avanço jurídico, que reflete mudanças sociais no âmbito das relações conjugais, trata-se de uma decisão complexa, que deve ser abordada com casais em preparação para o casamento/coabitação, devido as suas diversas implicações.

Palabras clave : Casamento; União estável; Sobrenome.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )