SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1"Eu não alterei o meu nome": o que dizem as mulheres sobre o não acréscimo do sobrenome do marido/parceiro no casamento ou união estávelA família em mudanças: desafios para a paternidade contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

OLIVEIRA, Gustavo Presídio de; PASSOS, Marjory dos Santos; LEAL, Eliana dos Santos  y  NASCIMENTO, Dioene Carneiro. A peregrinação messiânica de casais inférteis pelas clínicas de reprodução humana assistida. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 17-27. ISSN 1679-494X.

A Fertilização In Vitro (FIV) é uma das técnicas da Reprodução Humana Assistida (RHA) que, juntamente com o uso de óvulos doados, favorece as mulheres que apresentam certa incapacidade física em gerar óvulos saudáveis para fertilização. O objetivo desse estudo é compreender, a partir das teorias psicanalíticas e grupanalíticas, em especial dos autores franceses - Kaës e Anzieu, o processo e o funcionamento psíquico dos casais em busca de tratamento para suas infertilidades através da FIV com uso de óvulos doados. Esse estudo envolveu livros, artigos e teses científicas concernentes à temática aqui apresentada. Concluiu-se que o casal infértil, que utilizou-se da FIV com ovodoação, desenvolve um movimento de cunho esperançoso e de caráter estritamente messiânico, caracterizado por uma ilusão grupal acerca da figura do profissional médico e da clínica, de que estes seriam uma espécie de messias, capazes de salvá-lo, solucionando seus dilemas com a infertilidade.

Palabras clave : Casal; Fertilização in vitro; Ilusão grupal; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )