SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A peregrinação messiânica de casais inférteis pelas clínicas de reprodução humana assistidaA delicada construção de um vínculo de filiação: o papel do psicólogo em processos de adoção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CUNICO, Sabrina Daiana  e  ARPINI, Dorian Mônica. A família em mudanças: desafios para a paternidade contemporânea. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 28-40. ISSN 1679-494X.

Este estudo se propõe a realizar uma reflexão a respeito da paternidade no cenário atual, uma vez que se entende que são vários os desafios presentes em relação ao lugar do pai no contexto familiar. Para tanto, uma breve revisão histórica acerca das modificações ocorridas com a família ao longo dos tempos foi realizada. Considerou-se fundamental refletir sobre tais mudanças, já que elas remetem também a reflexões acerca da própria concepção dos papéis parentais. Posteriormente, procurou-se compreender as diferentes nuances que a figura do pai assumiu em diferentes contextos históricos e socioculturais e como é entendida atualmente, destacando a problemática da ausência paterna. Entende-se, pois, que resgatar a presença do pai no ambiente familiar, problematizando sua ausência, é uma tarefa que desafia pais, mães e todos aqueles que se encontram implicados nas questões que envolvem a família.

Palavras-chave : Família; Paternidade; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )