SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The family in change: challenges for contemporary fatherhoodThe sexual abuse against children and the therapeutic communication: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

ALVARENGA, Lidia Levy de  and  BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas. A delicada construção de um vínculo de filiação: o papel do psicólogo em processos de adoção. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 41-53. ISSN 1679-494X.

O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre questões envolvidas no processo de adoção. Tomam-se como bases teóricas diversas pesquisas contemporâneas sobre as consequências do abrigamento no processo de subjetivação da criança, assim como estudos sobre sua inserção em família substituta. Através das contribuições de Winnicott, busca-se compreender o processo de maturação da criança abrigada, em suas relações com o ambiente. O papel do Psicólogo como intermediário no estabelecimento das relações entre os futuros pais e a criança a ser adotada é destacado como de grande importância. Um caso de adoção mal sucedido é apresentado como exemplo da necessidade do trabalho do psicólogo.

Keywords : Adoção; Abrigamento; Narcisismo; Idealização; Mediação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )