SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A família em mudanças: desafios para a paternidade contemporâneaO abuso sexual infantil e a comunicação terapêutica: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ALVARENGA, Lidia Levy de  e  BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas. A delicada construção de um vínculo de filiação: o papel do psicólogo em processos de adoção. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 41-53. ISSN 1679-494X.

O trabalho propõe uma reflexão crítica sobre questões envolvidas no processo de adoção. Tomam-se como bases teóricas diversas pesquisas contemporâneas sobre as consequências do abrigamento no processo de subjetivação da criança, assim como estudos sobre sua inserção em família substituta. Através das contribuições de Winnicott, busca-se compreender o processo de maturação da criança abrigada, em suas relações com o ambiente. O papel do Psicólogo como intermediário no estabelecimento das relações entre os futuros pais e a criança a ser adotada é destacado como de grande importância. Um caso de adoção mal sucedido é apresentado como exemplo da necessidade do trabalho do psicólogo.

Palavras-chave : Adoção; Abrigamento; Narcisismo; Idealização; Mediação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )