SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The delicate making of a filiation link: the role of the psychologist in adoption proceduresDomestic violence from the perception of battered women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

MEDEIROS, Ana Paula. O abuso sexual infantil e a comunicação terapêutica: um estudo de caso. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 54-62. ISSN 1679-494X.

O abuso sexual infantil e suas consequências à vítima e à família têm sido alvo de constantes pesquisas e discussões. Este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso de uma criança que sofreu esse tipo de violência, a fim de discutir a comunicação terapêutica do processo e pensar em estratégias de trabalho com esta temática. Ao longo da psicoterapia, pode-se perceber que o paciente demonstrava medo, receio de contato com o outro e percepção de que era uma pessoa sem energia. No entanto, a comunicação terapêutica possibilitou novas formas de expressão, criatividade e espontaneidade. O processo foi prejudicado pelo elevado número de faltas, que pode ser entendido pela dificuldade dos pais da criança em entender a necessidade de psicoterapia para ele. Entende-se que toda a família deve ser engajada neste processo, de forma que as dificuldades familiares também possam ser trabalhadas.

Keywords : Abuso sexual; Comunicação terapêutica; Psicanálise; Estudo de caso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )