SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O abuso sexual infantil e a comunicação terapêutica: um estudo de casoA vincularidade enquanto malha e seu esgarçamento ante o luto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ZANCAN, Natália; WASSERMANN, Virginia  e  LIMA, Gabriela Quadros de. A violência doméstica a partir do discurso de mulheres agredidas. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 63-76. ISSN 1679-494X.

Este artigo teve como objetivo compreender a percepção de mulheres sobre a violência sofrida pelo parceiro íntimo. A partir de abordagem metodológica qualitativa, o estudo foi desenvolvido com a participação de quatro mulheres que responderam a uma ficha de dados pessoais e sociodemográficos e a uma entrevista semiestruturada. Os conteúdos obtidos através das entrevistas foram codificados por categorias de respostas através da técnica de análise de conteúdo. Identificou-se que a violência representa para as mulheres o medo das constantes ameaças, e que a permanência no relacionamento ocorre devido à esperança da mudança de comportamento do cônjuge. O uso de álcool e/ou outras drogas e o ciúme por parte do parceiro, assim como a presença de violência na família de origem são fatores associados à violência atual.

Palavras-chave : Violência contra a mulher; Violência doméstica; Percepção da violência sofrida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )