SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Domestic violence from the perception of battered womenGrandmothers that assume grandchildren’s raise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

BERTTRAN, Déa E.  and  GOMES, Isabel Cristina. A vincularidade enquanto malha e seu esgarçamento ante o luto. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 77-88. ISSN 1679-494X.

O cinema tem desempenhado papel importante como um aliado na tipificação de vivências que exemplificam a materialidade de teorias psicológicas e psicanalíticas. É com esse intuito que a película “Reencontrando a felicidade” foi utilizada enquanto mediação ao conceito de vincularidade entre casais, demonstrando a interface entre aspectos intrapsíquicos, intersubjetivos e geracionais, numa vivência traumática de perda parental, comprometendo também o conjugal. Vale ressaltar ainda que, dentro do modelo tradicional de família, conjugalidade e parentalidade encontram-se intrinsecamente ligadas. A perda de um filho, destituindo o casal parental, só permite a existência do casal conjugal, após a dissolução do mesmo, pelo respeito à vivência individual da dor e da elaboração do luto, seguindo o ritmo de cada um. É necessário quebrar a idealização inicial que os juntou para que um novo pacto os una.

Keywords : Vincularidade; Perda parental; Relação amorosa; Conjugalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )