SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The vincularity while mesh and its fraying before the mourningSocial practices and meanings of aging for elderly women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

MAINETTI, Ana Carolina  and  WANDERBROOCKE, Ana Claudia Nunes de Souza. Avós que assumem a criação de netos. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 87-98. ISSN 1679-494X.

Este artigo trata de um fenômeno cada vez mais frequente nas famílias da atualidade: avós que assumem a criação de netos. Baseado em entrevistas qualitativas este trabalho teve como objetivo investigar as implicações da criação de netos pelas avós, uma vez que o ciclo de vida familiar tradicional não prevê que mulheres tenham que assumir a criação de uma criança na fase tardia. O presente estudo levantou dados que mostram as mudanças enfrentadas pelas avós que vieram a substituir pais falecidos, despreparados por serem adolescentes ou adultos imaturos, negligentes, desconhecidos, dependentes químicos, abusadores, portadores de deficiências físicas e/ou de transtornos mentais. Para as participantes o papel de mãe destes netos sobrepõe-se ao papel de avó e os dados demonstram que ainda prevalece na sociedade a ideia de que uma mulher é quem deve preferencialmente assumir a criação das crianças.

Keywords : Família; Relacionamento intergeracional; Avó.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )