SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Avós que assumem a criação de netosExigências familiares e do trabalho: um equilíbrio necessário para a saúde de trabalhadores e organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BRUNNET, Alice Einloft et al. Práticas sociais e significados do envelhecimento para mulheres idosas. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 99-109. ISSN 1679-494X.

O envelhecimento populacional vem aumentando no Brasil nos últimos anos. Com vistas a tal fenômeno, objetivou-se compreender o significado da velhice e das mudanças decorrentes do envelhecer em mulheres. Foram entrevistadas oito idosas entre 60 e 70 anos, residentes em Porto Alegre e participantes de um programa de atenção educativa à velhice em uma universidade da mesma capital. Entrevistas abertas, de caráter narrativo, foram feitas com a intenção das participantes relatarem suas experiências. Para a análise dos dados o método utilizado foi a Análise Compreensiva de Base Fenomenológica. Os discursos confirmam a luta das idosas para modificar sua imagem de sujeitas passivas ou senis. Constantemente atarefadas, com atividades de lazer ou rotineiras, vão contra o conceito de aposentadoria contemplativa. A socialização e a preocupação com o corpo continuam existindo, mesmo com o aumento da idade. Tais preocupações associam-se ao conceito de qualidade de vida, garantindo prevenção dos problemas de saúde mental.

Palavras-chave : Idosa; Envelhecimento; Socialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )