SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Práticas sociais e significados do envelhecimento para mulheres idosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

GOULART JUNIOR, Edward et al. Exigências familiares e do trabalho: um equilíbrio necessário para a saúde de trabalhadores e organizações. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp. 110-122. ISSN 1679-494X.

O presente artigo objetiva, por meio de um ensaio teórico, promover a reflexão sobre os novos papéis desempenhados pelas pessoas nas famílias, no trabalho e na sociedade em geral. Pautado em artigos e dados da literatura científica, aborda as transformações na sociedade contemporânea atreladas a mudanças no mundo do trabalho e nas relações familiares, com foco no desequilíbrio na relação família-trabalho. Citam-se algumas iniciativas organizacionais atuais como propostas de prevenção e de melhoria da saúde do trabalhador e de suas relações. Considera-se a necessidade de reconstrução de estereótipos ligados a gênero e de redução de desigualdade de oportunidades entre pessoas, como pontos centrais para a mudança de um cenário atual em que predomina a falta de equilíbrio entre exigências que pode gerar consequências negativas tanto para a saúde do indivíduo e de seus familiares como para a organização.

Palavras-chave : Família; Trabalho; Organização; Equilíbrio; Responsabilidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )