SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Vínculo em famílias monoparentais com filhos gêmeos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

NEUMANN, Angélica Paula  e  ZORDAN, Eliana Piccoli. As reverberações da separação conjugal dos pais no relacionamento entre irmãos. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.2, pp. 35-47. ISSN 1679-494X.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as reverberações da separação conjugal dos pais no relacionamento fraterno. A amostra foi composta por três pares de irmãos adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, filhos de pais separados. Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre a configuração familiar, uma entrevista semiestruturada e o Familiograma. A análise dos dados foi realizada via Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a organização familiar anterior e após a separação conjugal dos pais, os padrões afetivos, o modo como os pais lidam com a ruptura conjugal e o modo como reorganizam as relações coparentais são fatores que interferem no relacionamento fraterno após a separação. Também são relevantes os aspectos específicos da fase do desenvolvimento, pois quando os pais, após a ruptura da conjugalidade, mantêm uma coparentalidade funcional, os filhos ficam mais liberados para seguir em suas tarefas desenvolvimentais.

Palavras-chave : Relacionamento fraterno; Separação conjugal; Coparentalidade; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )