SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2As reverberações da separação conjugal dos pais no relacionamento entre irmãosNegligência infantil: a modalidade mais recorrente de maus-tratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

RODRIGUES, Gabriela Adamatti  e  HINTZ, Helena Centeno. Vínculo em famílias monoparentais com filhos gêmeos. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.2, pp. 48-60. ISSN 1679-494X.

Este estudo visa apresentar o contexto em que vivem as famílias monoparentais com filhos gêmeos, através de uma pesquisa qualitativa, de estudo de caso único, em que foi realizada terapia familiar de abordagem sistêmica. A família analisada é composta por uma mãe jovem com duas filhas gêmeas de dois anos de idade, moradoras de abrigo. Assim, surge o interesse em investigar: a) como se estabelece o vínculo do progenitor sem cônjuge com filhos gêmeos; e b) se o vínculo estabelecido com cada filho pode influenciar na maneira como se cuida de cada um deles. Além disto, torna-se importante ainda pensar nos vínculos que podem ser construídos fora da família.

Palavras-chave : Vínculo; Gêmeos; Monoparentalidade; Terapia familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )