SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Bond in single-parents families with twinsMaternal parenting practices and the influence of variables on the family and the baby author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

PASIAN, Mara Silvia; FALEIROS, Juliana Martins; BAZON, Marina Rezende  and  LACHARITE, Carl. Negligência infantil: a modalidade mais recorrente de maus-tratos. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.2, pp. 61-70. ISSN 1679-494X.

Os maus-tratos contra as crianças e adolescentes são uma das formas de violência mais grave, tanto pelo número de vítimas que faz, como pelas sequelas negativas que deixa. O presente artigo trata do tema específico da negligência, a modalidade de maus-tratos infantis mais recorrente em diversos países, incluindo o Brasil, no entanto, é pouco investigada e, por muitos, pouco conhecida. Em conta disso, esse artigo empreende-se em expor a temática da negligência com definições que possam ajudar sua compreensão, elucidar sobre as consequências negativas associadas advindas dessa modalidade de maus-tratos e mostrar a necessidade de intervenções de orientação às famílias para que a criança receba cuidados para um desenvolvimento adequado. Esse trabalho pretende colocar o tema em relevo, visando suscitar maior interesse científico e discussão sobre o mesmo.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Papel dos pais; Abuso da criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )