SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Vínculo em famílias monoparentais com filhos gêmeosPráticas parentais maternas e a influência de variáveis familiares e do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

PASIAN, Mara Silvia; FALEIROS, Juliana Martins; BAZON, Marina Rezende  e  LACHARITE, Carl. Negligência infantil: a modalidade mais recorrente de maus-tratos. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.2, pp. 61-70. ISSN 1679-494X.

Os maus-tratos contra as crianças e adolescentes são uma das formas de violência mais grave, tanto pelo número de vítimas que faz, como pelas sequelas negativas que deixa. O presente artigo trata do tema específico da negligência, a modalidade de maus-tratos infantis mais recorrente em diversos países, incluindo o Brasil, no entanto, é pouco investigada e, por muitos, pouco conhecida. Em conta disso, esse artigo empreende-se em expor a temática da negligência com definições que possam ajudar sua compreensão, elucidar sobre as consequências negativas associadas advindas dessa modalidade de maus-tratos e mostrar a necessidade de intervenções de orientação às famílias para que a criança receba cuidados para um desenvolvimento adequado. Esse trabalho pretende colocar o tema em relevo, visando suscitar maior interesse científico e discussão sobre o mesmo.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Papel dos pais; Abuso da criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )