SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Práticas parentais maternas e a influência de variáveis familiares e do bebêCuidar de um familiar com câncer: contribuições da terapia familiar sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CUNICO, Sabrina Daiana; OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; KRUEL, Cristina Saling  e  TOCHETTO, Tania Maria. Percepções e sentimentos maternos frente à triagem auditiva neonatal do filho. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.2, pp. 84-95. ISSN 1679-494X.

A surdez interfere diretamente no desenvolvimento social, educacional e emocional do indivíduo surdo. Desta forma, o diagnóstico precoce, realizado através da Triagem Auditiva Neonatal (TAN), se torna imprescindível para a garantia de uma melhor qualidade de vida para quem tem perda de audição. Este estudo teve caráter qualitativo e teve por objetivo investigar percepções e sentimentos maternos frente à TAN. Os resultados alcançados, após a análise de conteúdo, apontam para a importância dos profissionais de saúde informar de forma clara e detalhada sobre os exames que os bebês serão submetidos, pois a desinformação pode gerar ansiedade. Por fim, entende-se que mais estudos devam ser realizados a fim de promover um melhor entendimento da problemática.

Palavras-chave : Mães; Percepção; Emoções; Triagem neonatal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )