SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Percepções e sentimentos maternos frente à triagem auditiva neonatal do filhoImpacto psicológico do diagnóstico de câncer na família: um estudo de caso a partir da percepção do cuidador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BARROS, Sibelle Maria Martins de; ANDRADE, Maria Angélica Carvalho  e  SIQUEIRA, Flávia Alves Aguiar. Cuidar de um familiar com câncer: contribuições da terapia familiar sistêmica. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.2, pp. 96-110. ISSN 1679-494X.

Com o advento do câncer na família, alguns membros responsabilizam-se pelos cuidados ao familiar doente e, geralmente, sentem-se sobrecarregados e sem apoio. No intuito de compreender melhor este fenômeno, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a experiência de cuidar de um familiar com câncer, a partir de contribuições da Terapia Familiar, especificamente da Terapia Narrativa. Participaram da pesquisa quatro cuidadores, sendo três mulheres e um homem, com idades entre 37 e 44 anos. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados o genograma e a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados indicaram contextos familiares caracterizados por violência, pobreza e rejeição; dificuldades em lidar cotidianamente com o familiar doente e ter que abrir mão de sua rotina, em um cenário com poucos recursos e sem suporte da família. Aspectos positivos também foram identificados, como mudança pessoal e felicidade. Destaca-se a importância de ações que reforcem aspectos positivos das experiências dos cuidadores e considerem a dinâmica familiar de cada sistema.

Palavras-chave : Familiares cuidadores; Câncer; Terapia familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )