SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A relação conjugal diante da infidelidade: a perspectiva do homem infiel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ALMEIDA, Thiago de. Processo da escolha conjugal sob a perspectiva da psicanálise vincular. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 3-18. ISSN 1679-494X.

A escolha de uma parceria, para um relacionamento afetivo-sexual como o namoro ou o casamento é uma das mais importantes decisões que faremos ao longo da vida ao se levar em consideração que o amor e os relacionamentos amorosos ocupam um lugar de destaque na vida humana por promover sentidos e significados diferenciados ao enfrentamento das nossas dificuldades cotidianas. As interações, os vínculos, os afetos, as alianças e os compromissos que resultam deles dão sentido às nossas vidas. Infelizmente, essa importância é mais bem percebida quando as relações não estão satisfatórias entre as pessoas que se escolhem, ou ainda, tem a sua durabilidade comprometida. A análise das interfaces da formação do vínculo conjugal será feita aqui com base na conceituação de René Kaës sobre a constituição do sujeito psíquico e na abordagem da Psicoterapia Vincular no que concerne ao processo da escolha de parcerias amorosas.

Palavras-chave : Amor; Vínculo; Afeição; Encontro; Conjugalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )