SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The marital relationship the face of infidelity: from the perspective of unfaithful menTeenage fatherhood and involvement in paterno bioecological perspective of human development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

CENCI, Cláudia Mara Boseto; TEIXEIRA, Juliana Fisch  and  OLIVEIRA, Luiz Ronaldo Freitas de. Lealdades invisíveis: coparticipação da família no ato infracional. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 35-44. ISSN 1679-494X.

O objetivo do artigo consiste em investigar acerca das lealdades invisíveis presente nas relações familiares de dois adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa em um CASE. É um estudo qualitativo exploratório, baseado no genograma familiar, e sustentado pelo referencial teórico sistêmico. A violência cometida por adolescentes passou a ser recorrente e por isso chama a atenção da população. A literatura aponta que a transgressão de menores está associada às leis que protegem o infrator e pela falência dos valores e ensinamentos familiares. Os resultados demonstraram que a família é o alicerce na constituição do sujeito e o comportamento dos adolescentes, autores de ato infracional, são resultados das lealdades invisíveis.

Keywords : Lealdades invisíveis; Família; Adolescente infrator.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )