SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Lealdades invisíveis: coparticipação da família no ato infracionalMaternidade e formas de maternagem desde a idade média à atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

JAGER, Márcia Elisa  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Paternidade adolescente e o envolvimento paterno na perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 45-54. ISSN 1679-494X.

O objetivo deste estudo é discutir, através da teórica bioecológica do desenvolvimento humano, o envolvimento paterno de adolescentes com as práticas de cuidados do bebê. Para tal, realizou-se uma revisão narrativa da literatura, organizada em dois eixos norteadores: (a) A teoria bioecológica do desenvolvimento humano guiando o entendimento de envolvimento paterno e (b) “Ser pai”, envolvimento e participação nas práticas de cuidados ao bebê na paternidade adolescente. O primeiro eixo discute os fatores capazes de interferir na relação pai-bebê e na participação paterna em práticas de cuidados oferecidas à criança. O segundo eixo discute os fatores que influenciam na participação paterna nas práticas de cuidados ao bebê no contexto da paternidade adolescente. Destaca-se a importância de se conhecer os pais adolescentes, suas características pessoais, os padrões familiares existentes, projetos de vida e como se constituem suas relações sociais nos diferentes ambientes dos quais participam.

Palavras-chave : Paternidade; Adolescência; Práticas de cuidados; Gravidez na adolescência; Teoria bioecológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )