SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Paternidade adolescente e o envolvimento paterno na perspectiva bioecológica do desenvolvimento humanoDesenvolvimento do bebê nos dois primeiros meses de vida: variáveis maternas e sociodemográficas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

GRADVOHL, Silvia Mayumi Obana; OSIS, Maria José Duarte  y  MAKUCH, Maria Yolanda. Maternidade e formas de maternagem desde a idade média à atualidade. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 55-62. ISSN 1679-494X.

Tradicionalmente a maternidade e a maternagem são vistas como decorrentes de relações biológicas e afetivas estabelecidas entre mãe e filho. Atualmente, com o avanço das tecnologias reprodutivas e as novas configurações familiares, observa-se o desenvolvimento de novas possibilidades de maternidade e maternagem que questionam os vínculos biológicos e os papéis de gênero nos cuidados ao filho. A reflexão sobre a construção social da maternidade e da maternagem ao longo do tempo pode favorecer a discussão sobre as demandas das novas configurações familiares. O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre os diferentes valores da maternidade e as diversas formas de maternagem desde a Idade Média até a atualidade, nas sociedades ocidentais.

Palabras clave : Maternidade; Maternagem; Mulher.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )