SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Motherhood and mothering forms since the middle ages to the presentBecoming fathers: the expectations of young adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

PEREIRA, Veronica Aparecida et al. Desenvolvimento do bebê nos dois primeiros meses de vida: variáveis maternas e sociodemográficas. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 64-77. ISSN 1679-494X.

No presente estudo, realizado com dezesseis mães, discute-se sobre fatores de risco para o desenvolvimento do bebê, em especial, variáveis maternas e sociodemográficas. As mães responderam a uma entrevista e inventários para avaliação de ansiedade e estresse. Os bebês foram avaliados pelo Inventário Portage Operacionalizado. Os resultados apontaram correlações positivas entre ansiedade e autocuidado e negativas entre estresse materno e desenvolvimento cognitivo dos bebês. Houve correlações significantes entre idade materna e desenvolvimento motor e cognitivo no segundo mês (p=0,005; 0,013). A idade gestacional mostrou-se significante para a área motora no segundo mês de vida do bebê (p=0,026), mas a correlação foi negativa. A variável peso ao nascer apontou diferença significante e negativa para cognição no segundo mês (p=0,29) e a escolaridade materna foi significante e positiva para a área de linguagem no primeiro mês (p=0,000).Os dados referendam a importância da orientação e acompanhamento de mães durante o pós-parto.

Keywords : Desenvolvimento de bebês; Estimulação precoce; Estresse materno; Ansiedade materna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )