SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Desenvolvimento do bebê nos dois primeiros meses de vida: variáveis maternas e sociodemográficasQuando um dos genitores detém a guarda dos filhos: que configuração familiar é essa? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

MATOS, Mariana Gouvêa de  y  MAGALHAES, Andrea Seixas. Tornar-se pais: sobre a expectativa de jovens adultos. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 78-91. ISSN 1679-494X.

O adiamento do projeto de ter filhos, que tem resultado na maternidade e na paternidade tardias, sobretudo nas camadas médias da população brasileira, é um fenômeno recente. Neste trabalho, propõe-se discutir a expectativa de jovens adultos frente ao tornar-se pai e mãe na atualidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados quatro jovens adultos, dois homens e duas mulheres, dos segmentos médios da população carioca. Da análise dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: tempo biológico; estabilidade financeira; o lugar do pai; o momento perfeito para tornar-se pai e mãe. Os resultados apontam para uma idealização do momento perfeito para tornar-se pais e para uma disjunção entre as demandas sociais e as limitações biológicas frente à procriação.

Palabras clave : Parentalidade; Jovens adultos; Contemporaneidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )