SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Tornar-se pais: sobre a expectativa de jovens adultosO processo de luto no contexto do API-ES: aproximando as narrativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ISOTTON, Rogério  e  FALCKE, Denise. Quando um dos genitores detém a guarda dos filhos: que configuração familiar é essa?. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 92-106. ISSN 1679-494X.

No presente artigo, elaborado a partir de uma revisão assistemática da literatura, baseada em livros e artigos científicos, é abordada a diversidade de configurações familiares. Com o foco nas famílias pós-divórcio constituídas por um genitor e seus filhos, o objetivo é discutir as nomenclaturas que descrevem essa configuração familiar e sua dinâmica de funcionamento. Evidenciou-se que denominações como família monoparental, família de progenitor único, família pós-divórcio chefiada por um genitor e famílias mononucleares tendem a ser utilizadas indiscriminadamente. Verificou-se divergência na conceituação, inclusive entre autores que utilizam a mesma nomenclatura. Após a separação, ocorre uma reorganização familiar. Os papéis intrafamiliares se modificam e o genitor que detém a guarda pode acumular tarefas. Há probabilidade de envolvimento dos filhos nas tarefas domésticas e o núcleo familiar tende a aproximar-se da família ampliada em busca de apoio. Caracterizar as famílias chefiadas por um dos genitores contribui para compreender sua dinâmica de funcionamento.

Palavras-chave : Família monoparental; Custódia da criança; Divórcio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )