SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Quando um dos genitores detém a guarda dos filhos: que configuração familiar é essa?Trocas simbólicas entre gerações: avós, netos e a literatura infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

DAVEL, Alzira da Penha Costa  e  SILVA, Daniela Reis e. O processo de luto no contexto do API-ES: aproximando as narrativas. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 107-123. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a contribuição de um grupo de suporte ao luto para o desdobramento do processo de enlutamento de pais3. O API-ES (Apoio a Perdas Irreparáveis) é um grupo de suporte social ao luto e reúne-se mensalmente sob a coordenação de uma psicóloga, congregando participantes enlutados por diversos tipos de perdas (de pais, irmãos, filhos e outros parentes, em geral) com causas variadas (aborto, doença, acidente automobilístico, suicídio, assassinato, entre outras).Foram observados relatos de pais e mães que perderam filhos, no período entre junho de 2007 e junho 2011. Articulando pressupostos de algumas Teorias do Luto e da Teoria Narrativa foram selecionados relatos que revelaram sentimentos e pensamentos relacionados às suas perdas, a si mesmos, ao suporte social e ao grupo, bem como ressonâncias decorrentes das experiências vivenciadas no percurso do luto de uma das autoras.

Palavras-chave : Luto; Teoria narrativa; Compartilhamento; Grupo de apoio; Ressonância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )