SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O processo de luto no contexto do API-ES: aproximando as narrativasA complexidade emocional dos relacionamentos intergeracionais e a saúde mental dos idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Camila Cuencas Funari Mendes e  e  CORREA, Mariele Rodrigues. Trocas simbólicas entre gerações: avós, netos e a literatura infantil. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 124-137. ISSN 1679-494X.

Este trabalho tem como objetivo a compreensão das relações intergeracionais entre avós e netos na sociedade contemporânea. Para tanto, analisamos duas obras da Literatura Infantil como uma das formas de manifestação da importância das trocas simbólicas entre gerações. Selecionamos Menina Nina: duas razões para não chorar, de Ziraldo (2002) e A menina, o cofrinho e a vovó, de Cora Coralina (2009). Adotamos a leitura psicanalítica como referencial para análise, uma vez que ela prima pela construção psíquica do indivíduo, sua concepção inconsciente e sua interação com o meio sociocultural, o que possibilita explorar e refletir sobre os vínculos entre gerações, servindo assim, como método de pesquisa e interpretação das relações no contexto familiar. Confirmamos nossa hipótese com os escritores-avós, aqui representados por Ziraldo e Cora Coralina, que produziram obras que enaltecem a experiência com seus netos. Desse modo, avós, netos e leitores são personagens ativos na valorização e transmissão simbólicas.

Palavras-chave : Avós e netos; Relações intergeracionais; Família; Literatura infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )