SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Trocas simbólicas entre gerações: avós, netos e a literatura infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

RABELO, Dóris Firmino  y  NERI, Anita Liberalesso. A complexidade emocional dos relacionamentos intergeracionais e a saúde mental dos idosos. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp. 138-153. ISSN 1679-494X.

Este artigo trata da complexidade emocional dos relacionamentos intergeracionais e sua relação com a saúde mental dos idosos. O texto apresenta uma revisão de literatura dividida em duas partes. Primeiro, são tratados os mecanismos psicológicos de regulação dos relacionamentos sociais, sua associação com a habilidade de regular e manejar as emoções e como afetam o suporte social e a percepção de funcionamento familiar. Por fim, é focalizado o relacionamento dos idosos com seus descendentes, segundo as perspectivas teóricas sobre a qualidade emocional da relação pais-filhos e avós-netos. A complexidade dos laços sociais e familiares na velhice destaca o valor dos mecanismos de regulação social e da qualidade dos relacionamentos para a saúde mental.

Palabras clave : Relacionamento intergeracional; Família; Idosos; Saúde mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )