SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Interface entre saúde mental e relacionamento amoroso: um olhar a partir da psicologia positivaTer ou não ter?: Uma revisão da literatura sobre casais sem filhos por opção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

QUISSINI, Cintia  y  COELHO, Leda Rúbia Maurina. A influência das famílias de origem nas relações conjugais. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp. 34-47. ISSN 1679-494X.

Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de homens e mulheres, separados ou já divorciados, sobre a influência das famílias de origem na escolha do companheiro, no relacionamento marital e na separação conjugal. A pesquisa baseou-se em entrevista semiestruturada e análise de conteúdo, o embasamento teórico teve suporte nas abordagens sistêmica e psicanalítica. As três categorias de análise versam sobre: escolha conjugal, relacionamento conjugal e separação conjugal. A partir destas foi possível identificar no conteúdo das falas dos participantes o reconhecimento de semelhanças do seu relacionamento conjugal com o de seus pais ou sogros, bem como da influência mais diretiva das famílias de origem em diversas fases da vida conjugal.

Palabras clave : Casamento; Divórcio; Relações familiares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )