SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A influência das famílias de origem nas relações conjugaisO envolvimento do pai na gestação do primeiro filho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Isabela Machado da  e  FRIZZO, Giana Bitencourt. Ter ou não ter?: Uma revisão da literatura sobre casais sem filhos por opção. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp. 48-61. ISSN 1679-494X.

Este artigo apresenta uma revisão narrativa da literatura nacional e internacional sobre casais que não têm filhos por opção. Aborda-se o conceito de casais “voluntariamente sem filhos”, a decisão de não ter filhos segundo a perspectiva do casal, a relação conjugal nesse contexto, o ciclo vital individual e familiar desses casais, bem como sua relação com a rede social. Os estudos sobre o tema têm questionado algumas ideias preconcebidas sobre esses casais: eles não apresentariam maiores dificuldades em seus relacionamentos conjugais nem seriam psicologicamente mais vulneráveis do que casais que optam por ter filhos. Constata-se que a opção por não ter filhos é uma decisão complexa e que exerce um potencial impacto sobre o desenvolvimento da relação. Os casais que não têm filhos por opção compõem um grupo diversificado no que se refere aos motivos atrelados a essa decisão e à maneira como lidam com a mesma.

Palavras-chave : Relações familiares; Estrutura familiar; Planejamento familiar; Casamento; Casais sem filhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )