SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O envolvimento do pai na gestação do primeiro filhoCrenças parentais sobre o autismo e sua evolução no processo de comunicação diagnóstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

RODRIGUES, Luciana Santos  e  CHALHUB, Anderson Almeida. Contextos familiares violentos: da vivência de filho à experiência de pai. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp. 77-92. ISSN 1679-494X.

No âmbito da pesquisa sobre família, o tema violência, infelizmente, tem espaço. Apesar de ser o ambiente que, ao nível do ideal, deveria ser protegido, ao nível do real, a família aparece como um lugar de atos e práticas violentas contra os seus integrantes. Esse trabalho analisa, através de pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados Scielo e BVS-psi, a experiência de paternidade de homens oriundos de ambientes familiares violentos, buscando conhecer a relação entre a vivência de violência na família de origem e a experiência da paternidade na família atual. Foi possível identificar que a violência intrafamiliar vivenciada na infância influencia na experiência da paternidade, quando os filhos da violência tornam-se pais. No entanto, essa influência não determina a manutenção dos padrões relacionais disfuncionais da família de origem. Manter ou transformar padrões relacionais disfuncionais depende de uma conjunção de fatores de risco e proteção.

Palavras-chave : Paternidade; Violência intrafamiliar; Transmissão intergeracional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )